How to build an amazing and an effective team

Mónica Rodrigues
4 min readJan 3, 2019

Em primeiro lugar este artigo tal como outros será em Português. E porquê? Para apelar à existência de bons artigos portugueses que são muito escassos. Podem existir termos que serão escritos em Inglês assim como alguns títulos, pois soam-me melhor em Inglês.

Para não levantar muitas expectativas, este post refere-se apenas a opiniões minhas, não são regras a seguir, não é um tutorial, não é um guia que te diz o que fazer, é apenas o acumular de experiências, visões que deslumbrei ou não, o que senti, o que sinto e como sou. Um post completamente informal.

É um titulo forte, que promete muito, eu sei!! Mas não …

Já passei por muito, já passei por algumas empresas, umas 6/7 no total até agora, já lá vão 9 anos ou quase 10 anos, já nem sei, nem me interessa! É apenas um número que nada diz! Vi muita coisa! Coisas muito boas outras menos boas, faz parte. De todas elas guardo as boas memórias, as pessoas com quem tive contacto, as pessoas que de uma maneira ou outra mostraram-me o que era o mundo empresarial da melhor maneira que conseguiram, muitas me aconselharam, muitas me deram nas orelhas, muitas me provocaram sorrisos, muitas me deram coragem para ir em frente e lutar pelo meu futuro, mesmo na hora da despedida! É incrível muitas das palavras que ouvi e guardo em mim. Derivado a tudo o que aprendi, tentei construir a melhor equipa de sempre, com o melhor ambiente de sempre, por muito geek que eu seja, sendo eu própria, sem fingimentos, apenas com toda a minha honestidade, boa disposição, transparência porque é assim que eu sou, e não me digam para ser de outra forma pois não consigo! É difícil não se ver um sorriso em mim diariamente, é dificil não ser “amiga” das pessoas, é dificil não lhes mostrar um bom caminho, por vezes engano-me mas faz parte, aprende-se! Sinto que somos espectaculares, não podiamos ser de outra forma, é aquilo a que eu chamo uma Team Geek em todos os sentidos. Provavelmente já ouviste falar nas siglas HRT Humility, Respect and Trust e é isso que somos, respeitamo-nos diariamente, confiamos uns nos outros e somos humildes. Ajudamos quem precisar, mesmo fora do nosso âmbito, não tendo domínio do assunto, nós tentamos sempre ajudar. Não somos de intrigas e não somos puros fundamentalistas. Somos quem somos, pessoas com vontade de trabalhar, que não sabem viver sem trabalho, com gosto e prazer no que fazem, com entrega diária e com a melhor qualidade possível, com foco e sempre com um sorriso na cara. Sabemos medir quando é para trabalhar ou quando é para nos divertirmos e nos momentos dificeis estamos sempre juntos. É assim que somos, e continuemos a ser. É bom e devemos nos divertir um pouco de vez enquando, que tal uma partida de bilhares? :D Que tal um almoço fora do escritório e sem falar de trabalho? Que tal um gelado para nos adoçar? Que tal um momento de partilha de experiências? Há sempre tempo para tudo, não digas que não! Quem melhor que tu próprio para gerires o teu tempo? Eu sei que não é fácil, é isso que tentamos fazer diariamente. Gestão de tempo é das coisas mais difíceis de se fazer, todos temos dúvidas, todos recorremos a formações de gestão de tempo mas isso não te resolve nada se não fores tu próprio a tomar essa medida!! Tenta prioritizar, foca-te e não trabalhes sozinho nunca! Junta-te à tua equipa, trabalhem como se fossem um só, comuniquem diariamente e com efectividade, distribuam tarefas …. e acima de tudo ajudem-se uns aos outros a crescerem! Por favor, aprendam em conjunto, não queiram fazer tudo sozinhos, não chegam a lado nenhum!

Um lead não tem que se sobrecarregar, pode e deve delegar, ajudar a equipa a crescer, dar-lhe espaço, ensinar e aprender com ela diariamente. Não digas o que fazer, que seja a equipa a dizer o que tem que ser feito. É claro que às vezes é preciso guiar e mostrar o caminho, mas depois disso deixa-a florir, dá-lhe espaço, deixa-a pensar, deixa-a ser autónoma diariamente. Faz com que se reunem, comuniquem e principalmente, sejam um só :D

HRT — Humility, Respect, Trust

Só te peço algumas coisas:

  • NUNCA te esqueças das iniciais HRT;
  • Sê tu próprio, não finjas aquilo que não és!
  • Tu e a tua equipa, tornem-se 1 SÓ, ALWAYS!
  • E claro, BE HAPPY!

Sinto-me uma mulher, de certa forma, realizada e feliz, claro que podiamos estar sempre mais e mais felizes, mas acho que cumpri o que queria para 2018, vejamos o que nos reserva o nosso novo ano 2019 que ainda agora chegou. Venham lá ideias novas e frescas, vamos lá espalhar magia, boa disposição e muito ânimo, vamos lá nos ajudar uns aos outros, vamos lá todos juntos … nos tornar um SÓ!

Obrigada por perderes um tempo a ler o meu primeiro post do ano!

Até breve!

--

--

Mónica Rodrigues

A content creator about leadership, personal development and software. Follow @monicarodriguesjourney on Instagram for more content also.